Case

Redução de riscos geotécnicos através da análise avançada de dados na NTS


Em um único incidente evitado, graças à predição dos modelos analíticos, houve a prevenção de perda de centenas de milhares de reais.

Os novos modelos analíticos reduziram o tempo de análise de possíveis incidentes resultando na redução dos riscos operacionais e de possíveis lucros cessantes.

O Desafio


A área de Geotecnia da NTS analisa, previne e age junto aos riscos das ocorrências geotécnicas. Para isso, necessita fazer análises constantes ao longo de mais de 2.000 km de extensão, agindo de forma priorizada conforme o grau de risco envolvido.

Contudo, a área dependia de diversas fontes de dados e plataformas dispersas e não integradas para realizar análises, o que tornava as tomadas de decisão demoradas e pouco eficientes.

O desafio em questão consistiu em propor uma forma em que todos os dados ficassem armazenados em um local único, disponíveis para uma análise mais precisa e rápida. Além disso, era necessário formular uma maneira de organizar e estruturar os dados de forma que fosse possível reduzir a granularidade dos problemas para compor a solução final.

NTS

Empresa: Nova Transportadora do Sudeste - NTS

Setor: Óleo e Gás

Porte: 201-500 funcionários

Sede: Rio de Janeiro - RJ

Nossa abordagem


Passo 1 – Solução em nuvem


Foi concebida uma solução em nuvem Azure, que passou a ser o repositório oficial de todas as fontes de dados, bem como suas coletas e transformações. Tal solução foi composta por uma estruturação completa de dois ambientes: homologação e produção. De forma auxiliar, nossa squad de dados desenvolveu uma automação para cadastro de ocorrências.


Passo 2 – Mapeamento e organização dos dados


Foram mapeados todos os fluxos de dados com a área de negócio, desde a coleta até a visualização de todos os dados analisados, resultando em dois entregáveis que serviram como base para as etapas posteriores. Os dados identificados foram então estruturados e organizados em diferentes pilares. Cada pilar com características exclusivas para serem analisadas, além de possuírem diferentes formatos. Exemplos de arquivos identificados: xlsx, SHP, GeoJSON, KMZ, PDF.


Passo 3 – Hora de automatizar


Nesta etapa, houve a estruturação da nuvem Azure com todas as configurações e implantações dos recursos correspondentes aos requisitos mapeados. Além disso, houve o desenvolvimento de automações por nossa squad de dados para trazer celeridade e maior confiabilidade ao processo de análise.


Passo 4 – Visualização e monitoramento dos dados


Após toda a estruturação, o Hub de Dados teve seu primeiro funcionamento coletando e armazenando os dados, centralizando seu funcionamento em um Blob Storage na Azure. Por fim, foi criado e entregue um Data Visualization em Power BI, finalizando o projeto com a equipe da NTS apta a monitorar os indicadores de risco com maior precisão e de forma mais automatizada.

Tecnologias Envolvidas



Resultados obtidos


Redução no tempo de identificação e análise de riscos geotécnicos
A solução evitou ocorrências com riscos da ordem de centenas de milhares de reais em um único incidente
Nova capacidade para identificação de incidentes menores, antes não vistos
Democratização do acesso aos dados da área a todos os analistas envolvidos

Com a solução de um Hub de Dados para a área de Geotecnia, auxiliamos a NTS a alcançar melhorias imediatas em um processo muito importante de sua operação. Nossa Squad identificou rapidamente os problemas que levavam a uma análise ineficiente e lenta, além de implementar uma solução robusta em nuvem, escalável e com excelente custo benefício, preenchendo os gaps de análise técnica em apenas 3 meses.


Conteúdos relacionados

Vídeo

O impacto da Inteligência Artificial (IA) na análise de dados

Como a inteligência artificial pode influenciar positivamente a análise de dados…

Videocast

Videocast | Prontidão para IA e o papel central dos dados

Um modelo de IA será tão eficaz quanto forem os dados envolvidos…