Essa é uma pergunta que não possui gabarito certo, muito menos uma resposta rápida. Em cada empresa, os objetivos que levam à implantação da Governança de TI variam, e muito. Historicamente, quando ouvimos “Governança” tendemos a associar a implantação de controles impulsionados por pressões legais (lei SOx, entre outras), ou por diretrizes corporativas públicas e privadas.
O que o mercado vem demonstrando cada vez mais é que os objetivos (e por derivada os ganhos) da implantação da Governança de TI podem ir além da simples conformidade com normas e regulamentações. Empresas percebem dia após dia que os benefícios trazidos por uma estrutura madura de Governança são percebidos no “bolso” da empresa, no clima organizacional e no sentimento de entrega, em relação à área de TI.
Preocupado com essa análise, o ITGI (IT Governance Institute www.itgi.org) disponibilizou o resultado de uma avaliação na qual foi perguntado às empresas quais eram os principais objetivos que hoje as motivavam a implantar a Gov.TI. O resultado pode ser sintetizado no gráfico abaixo:
Garantir que as funcionalidades que a TI entrega para seus clientes estejam alinhadas às reais necessidades de negócio supera em mais de 400% o atendimento a requisitos legais/regulamentações. Isso demonstra que na última década o assunto Governança de TI migrou de simplesmente um tópico de controle/conformidade para um alavancador de melhorias para o negócio! Através de implantações de estruturas de Governança, empresas estão otimizando o relacionamento entre os clientes (que solicitam os sistemas e serviços de TI) e as áreas de TI (fornecedoras dos serviços), garantindo que haja um bom alinhamento, transparência, definição de expectativas, contratos de compromisso e outros (rateio de custos, self-service, etc.).
Saímos então do discurso “governar a TI” é só para quem atua em setores fortemente regulamentados para “isso pode fazer minha empresa ser mais competitiva”! Ah, claro, o bolso: o segundo item mais classificado foi a redução de custos. Sim, uma estrutura eficaz de Governança acaba com os retrabalhos, diminui o tempo ocioso da equipe, padroniza os processos e a entrega dos serviços, fazendo com que a TI gaste melhor (e menos) os seu orçamento.
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