Case

Aumento da confiabilidade de dados para tomada de decisões estratégicas na XP

Implantação de uma esteira ágil de dados para garantir a confiabilidade dos indicadores, governança e eficiência operacional

Melhoria dos controles de Governança de Dados visando mitigar redundâncias e obsolescência, gerando maior acessibilidade e redução de esforço manual para coleta e análise de dados.

O Desafio

A área de Governança de Tecnologia da XP buscou na Bridge um apoio para construção de painéis com indicadores estratégicos e melhoria dos já painéis existentes.

O trabalho de desenvolvimento e otimização passou por etapas que permearam ponta a ponta o ciclo dos dados, desde o levantamento de requisitos e ideação dos indicadores, construção de novas camadas de dados e pipelines no data lake da companhia, desenvolvimento do ETL e desenvolvimento dos dashboards.

A esteira ágil atendeu, neste escopo, quatro diferentes áreas centrais dentro da Governança de Tecnologia, com produtos demandados diretamente pelo CTO da empresa.

Foram mais de 40 pipelines, que culminaram na criação de mais de 80 tabelas no data lake e mais de 20 dashboards abordando temas aderentes ao mercado financeiro e tecnologia, como: riscos tecnológicos, rateio de custos de infraestrutura, visualização das jornadas críticas dos clientes por produtos como PIX e TED, indicadores táticos com um olhar para segurança da informação, compliance, pontos de auditoria, entre outros.

Empresa: XP Inc.

Setor: Mercado Financeiro

Porte: Grande

Sede: São Paulo - SP

Nossa abordagem

Passo 1 

Atuação dos analistas de requisitos junto às áreas demandantes e áreas adjacentes, mapeando necessidades, desenhando indicadores e painéis, mapeando fontes de dados, regras de negócio e apoiando na priorização das demandas.

Passo 2 

Atuação de engenheiros de dados na construção e ajustes de pipelines de dados, camadas de dados e tabelas. Orquestração de jobs para atualizações recorrentes, acompanhamento dos fluxos e manutenção da entrega constante dos dados.

Passo 3 

Desenvolvimento dos painéis em Power BI, além da utilização de tecnologias como Power Apps e Power Automate para construção de aplicativos e automações, sempre aplicando boas práticas de UX com modelos padronizados. Rodadas de testes internos e homologação com usuários. Subida em produção para disponibilização às partes interessadas.

Passo 4 

Documentação e operação assistida com acompanhamento do bom funcionamento dos produtos desenvolvidos e realização de ajustes, caso necessário.

Tecnologias Envolvidas

A arquitetura tecnológica utilizada se baseou principalmente no ambiente Microsoft com Azure Data Factory, Power BI e DataBricks. De forma complementar, foram usados o Power Aps e Power Automate para automação de rotinas e criação de integrações.

Resultados obtidos

Ganho de eficiência operacional com a redução do esforço manual
Custo evitado em possíveis multas de não conformidade de dados auditados
Ganho de segurança e conformidade dos dados com a implementação da governança de dados
Ganho na qualidade da informação disseminada na empresa

A parceria entre a Bridge e a XP viabilizou um volume considerável de entregas e resultados ao longo de um ano de atuação. Por meio da implantação de uma célula multidisciplinar e com elevada autonomia, a esteira ágil de dados possibilitou a migração de um cenário com dados descentralizados, alta manualidade nos inputs e processos penosos de análises para tomada de decisão, para um cenário eficiente e com tomada de decisão estratégica e assertiva.

A solução de Data Analytics da Microsoft, que vai desde a estruturação dos dados em Azure até a visualização em Power BI, vem ganhando cada vez mais relevância no mercado. Clique aqui para ver os depoimentos de clientes no portal Gartner Peer Review.