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O eSocial é um sistema que está sendo implantado pelo Governo Federal que unifica quinze sistemas utilizados anteriormente. Ele foi desenvolvido de forma conjunta por vários órgãos governamentais e consiste em uma nova forma de prestação de informação por parte das empresas, visando reduzir a burocracia e tornando-se o canal único para o envio das informações trabalhistas.

A adesão ao eSocial é obrigatória e, para organizar este processo, o envio das informações foi dividido em cinco fases. Além disso, as empresas brasileiras foram divididas em quatro grupos, cada qual possuindo um prazo diferente para implantar cada fase, de acordo com o calendário divulgado pelo Governo Federal.

Confira o cronograma de implantação

Pilares de uma implantação bem-sucedida do eSocial

Um ponto fundamental para a implantação bem-sucedida do eSocial é a estruturação dos processos de Recursos Humanos da companhia para atender às necessidades esperadas pelo governo, bem como a existência de um alinhamento estratégico entre o RH e a TI da organização neste processo de mudança. Listamos abaixo os principais pilares que devem sustentar um gerenciamento de sucesso da implantação do eSocial.

Colocando em prática: caso de sucesso de gerenciamento de projeto de eSocial

O principal benefício do eSocial é o atendimento às obrigações legais por intermédio da padronização e integração dos cadastros de pessoas físicas e jurídicas diminuindo a chance de erros nas informações. Além disso, permite a integração dos sistemas das empresas com o ambiente do eSocial, propiciando a automatização na transmissão das informações.

Analisando sob a ótica das empresas, além do cumprimento da obrigatoriedade e consequente salvaguarda de penalidades e multas, pode-se afirmar que o sistema proporcionará o armazenamento de todas as informações das empresas, dos trabalhadores e das obrigações trabalhistas e previdenciárias em um único banco de dados. Com o envio por um único sistema, há ganhos de produtividade tanto para as empresas que prestam as informações, quanto para o governo que receberá todas elas consolidadas.

A Bridge realizou um projeto com o objetivo de gerenciar a implantação das fases do eSocial em um de nossos clientes. Nossa atuação foi marcada pela identificação e gerenciamento da expectativa das partes interessadas no projeto, bem como a mitigação de riscos e a aplicação de solução de contorno para os impedimentos que surgissem. Ademais, concedemos apoio no processo de gestão de mudança dos processos da companhia e da implantação sistêmica. Esse foi um dos grandes desafios vencidos durante o projeto. Atualmente o projeto está em operação assistida e preparação para implantação da fase de substituição das GFIP, GRF e GRRF.

Caso esteja passando por esta mesma adequação legal, entre em contato conosco! Teremos o prazer de esclarecer dúvidas e conversar sobre as características particulares de sua empresa. Entre em contato através do e-mail: contato@bridgeconsulting.com.br

Vitor Suzarte é bacharel em Engenharia de Produção pelo CEFET- RJ, cursando pós-graduação  em Gestão de Projetos pelo IBMEC e consultor na Bridge Consulting. Atua no gerenciamento de projetos em clientes do setor privado.

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