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Empresas de seguros, pela natureza técnica de seus negócios, possuem a necessidade histórica de terem tecnologias avançadas embarcadas em seu “core business”. Sua cadeia principal, desde o preciso cálculo de riscos do seu portfólio até a avaliação de sinistros e pagamentos de prêmios, envolve algoritmos complexos aplicados a grande quantitativos de casos simultâneos.

Se essa máquina não estiver bem calibrada e atualizada, todo o negócio é ameaçado. É  um dos setores mais sensíveis aos avanços tecnológicos sendo, muitas vezes, pioneiro no emprego de novas tecnologias.

No Brasil, o setor vive um momento de crescimento com uma arrecadação de R$388,03 bilhões em 2023, 9% superior a 2022 segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Apesar do crescimento, o mercado brasileiro de seguros é altamente competitivo, com 131 operadoras atuando no país.

Nesse cenário, CIOs de seguradoras devem continuar atentos aos melhores casos de uso em seus negócios que podem se beneficiar das recentes inovações tecnológicas como GenAI e Automações Inteligentes para encurtar o ciclo de captura de valor e destaque da concorrência.

De acordo com o Gartner, esse mercado investe em soluções inovadoras que estão moldando o futuro do setor de seguros. Pontuamos algumas delas abaixo:

Seguradoras buscam automatizar o processo de reclamações, desde a revisão de e-mails FNOL (First Notice of Loss) até a configuração de sinistros no sistema de gestão, reduzindo a necessidade de intervenção manual e aumentando a eficiência.
Otimizar o fluxo de trabalho de contas a pagar, processando automaticamente as faturas e permitindo que os responsáveis vejam o status atual das faturas, economizando tempo e recursos.
Plataformas de gestão de risco ajudam as seguradoras a integrarem dados de modelagem de catástrofes no processo de subscrição, permitindo uma análise robusta e eficiente de múltiplos riscos a partir de uma única aplicação.
Utilização de Inteligência Artificial para proteger contra ataques de e-mail e outras ameaças cibernéticas, garantindo a segurança dos dados dos clientes e da empresa.

Seguradoras focam em soluções de detecção de fraudes e uso de IA para estudar padrões de reclamações, com foco em identificar comportamentos suspeitos e potenciais fraudes em reclamações de segurados, melhorando a eficiência e a precisão dos processos.

Experiência do cliente como fator-chave

Apesar de se beneficiar de tecnologias avançadas há muitas décadas, o setor tem um constante desafio de melhorar a experiência de seus clientes finais e de seus canais de vendas. Historicamente percebidas com desconfiança pelos clientes, que se perdem nas inúmeras regras e letras miúdas, as seguradoras vêm buscando expandir o uso de tecnologias mais modernas para descomplicar o relacionamento com seus clientes, levando mais transparência e uma melhor experiência ao longo de toda jornada de relacionamento.
De acordo com a pesquisa “Global Insurtech Market — Growth, Trends and Forecast (2020-2025)”,  o mercado de insurtechs passará de um patamar de investimentos globais de US$5.48 bilhões para uma previsão de até US$14 bilhões em 2025. As insurtechs pressionam o mercado, prometendo desmistificar a contratação de seguros, o que leva empresas mais tra
dicionais a priorizar investimentos significativos em projetos de melhoria da experiência e jornada de seus clientes e força de vendas.
Saber como conciliar o uso de tecnologias avançadas na potencialização dos seus desafios de negócio é uma habilidade importante para esse setor. Ter um parceiro que possa trazer a visão setorial com o know-how tecnológico e estratégico de digitalização pode ajudar a acelerar a captura de benefícios.

Como temos ajudado nossos clientes

Nossos cases têm alavancado a eficiência do core business dos nosso clientes e a melhoria da experiência de seus usuários finais. Abaixo, compartilhamos dois dos nossos cases em empresas do setor de seguros:

Automação da análise de sinistro

A análise de sinistros é um dos principais passos na cadeia de valor das seguradoras. Alinhado ao objetivo de busca pela eficiência operacional, apoiamos uma grande seguradora multinacional na automação, utilizando tecnologia RPA, de seu processo de análise de sinistros envolvendo perda total. Nossa atuação resultou em:

  • Redução em 70% do tempo de execução do processo;
  • Redução de erros causados por manualidades;
  • Em menos de 5 meses, retorno de quase 500 horas ao negócio, que puderam ser redirecionadas para atividades mais estratégicas.

Melhoria da jornada da força
de vendas da seguradora

É comum que seguradoras tenham sua força de venda compostas por milhares de corretores, que são parte relevante na captura de receita. Tamanha relevância desse time fez com que um dos nossos clientes nos buscasse para que conduzíssemos um projeto de melhoria na experiência destes atores. Assim, executamos um projeto completo de melhoria da experiência da força de vendas de uma seguradora global, atingindo resultados como:

  • Centralização da comunicação com esse público, eliminando duplicidades;
  • Aumento na velocidade que informações relevantes chegam à força de vendas, impactando positivamente a oferta mais assertiva de seus produtos frente à concorrência.
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