Case

Redução do leadtime de processos e custo de operação com Automação Inteligente na Subsea7

Mais de 50% de redução do leadtime dos processos automatizados e mais de 1.000 horas devolvidas ao negócio para realização de tarefas de valor agregado

Redução do tempo de execução dos processos com consequente volume elevado de horas humanas devolvidas ao negócio, possibilitando uso de maior valor agregado.

O Desafio

O projeto desenvolvido pela Bridge na Subsea7 teve como objetivo principal impulsionar a transformação digital e operacional da empresa por meio da automação robótica de processos (RPA).

Otimizar processos internos para aumentar a eficiência, reduzir significativamente o tempo de execução e proporcionar economias substanciais em termos de custos e tempo eram os principais resultados esperados.

Além disso, o projeto visava a criação de um Centro de Excelência (CoE) para garantir a governança, a sustentabilidade das iniciativas de automação e a transição para um modelo operacional mais ágil e inovador com o Hub Digital.

Empresa: Subsea7

Setor: Energia Offshore

Porte: Grande

Sede: Rio de Janeiro – Brasil

UiPath – Ferramenta líder no quadrante

Nossa abordagem

Passo 1 Início da trajetória

Em um primeiro momento, dentro do departamento de RH, foram identificadas várias oportunidades e tarefas rotineiras que eram passíveis de automação. Uma vez identificas, a Subsea7 decidiu pelo início do projeto de implementação de RPA, com padrões para identificação e priorização de oportunidades de automação e comprovação dos benefícios entregues.

Passo 2Criação do Hub de Automação

Em 2020, a iniciativa ganhou uma importância significativa quando foi criado um Hub de Automação, tornando o tema mais robusto organizacionalmente e atendendo mais áreas de negócio. Esse Hub passou a ser uma célula formal no organograma, composta por liderança e analistas de negócio da própria Subsea e squads de automação da Bridge.

Passo 3 – Estruturação do Centro de Excelência (CoE)

Com base na estruturação do Centro de Excelência (CoE), nosso time desenvolveu uma estratégia ágil adaptada às necessidades da organização. Isso envolveu a definição de metas claras e mensuráveis, a priorização de tarefas e processos com base no potencial de impacto e a criação de um cronograma de implementação ágil. Dessa forma, conduzimos a transição da Subsea7 para o Hub Digital, abarcando, também, capacidades de Data Science e adotando uma estratégia de multiplataforma, incluindo ambiente Microsoft.

Passo 4O Hub Digital

O Hub Digital adotou uma estratégia de multisourcing e multiplataforma respondendo diretamente à diretoria. Esse modelo atendeu mais de 14 áreas de negócio da organização a partir de uma abordagem ágil e com entregas de valor mensais. As coletas dos primeiros resultados demonstraram um alto retorno nos investimentos, como informado a seguir.

Tecnologias Envolvidas

A solução utilizada nesse case foi a plataforma de automação inteligente da UiPath, líder do Quadrante Mágico do Gartner por anos consecutivos. Veja as opiniões de clientes de todo o mundo sobre a utilização da UiPath no portal Gartner Peer Insights.

Resultados obtidos

Redução de

53

do leadtime dos processos envolvidos
Aproximadamente

1000

horas devolvidas ao negócio por mês
Aproximadamente

600

reais economizados nos primeiros 12 meses de operação

14

áreas de negócio atendidas

O sucesso da implementação do projeto de automação na Subsea7 mostra a habilidade da Bridge em impulsionar a transformação digital de maneira ágil e eficaz, assim como nossa expertise e compromisso com a excelência e inovação. Desde a análise inicial até a criação do centro de excelência de automação e a transição para o Hub Digital, garantimos dedicação e expertise, superando desafios e fortalecendo as operações da Subsea7.

O serviço e a parceria que temos com a Bridge é muito positiva. As inciativas de RPA que estamos tocando nesses últimos tempos vem gerando benefícios mais tangíveis, mais impactantes para as áreas de negócio. Hoje temos mais de 45 rotinas de RPA automatizadas, benefícios em HH reduzido mensamente, chegando a quase 1.000h mensais de trabalho onde as pessoas deixaram de executar tarefas repetitivas e que hoje nosso robô consegue entregar para o nosso negócio.

Christiano Lins PereiraCoordenador de Inovação e Transformação Digital na Subsea7