A comunicação é considerada uma das principais causas primárias das falhas nos projetos. Segundo o relatório “Captando o valor do Gerenciamento de Projetos” (PMI – Projetc Management Institute, 2015), cerca de 30% dos projetos falharam em atingir seus objetivos devido a uma comunicação inadequada/deficiente. Ou seja, imagine que a cada 100 projetos que são desenvolvidos no mundo, 30 não resistem por falta de uma comunicação assertiva. Agora converta isso em resultados econômicos e financeiros!
No Brasil, essa questão também pode ser vista nas organizações. Segundo o PMI, 76% das empresas de grande porte consideram a ausência de uma comunicação mais direta e transparente um dos grandes motivos de conflitos entre líderes e suas equipes – o que contribui para o fracasso dos projetos. Na área de TI (Tecnologia da Informação), a comunicação é entendida como fator crítico de sucesso na condução dos processos de gestão do conhecimento e no gerenciamento de pessoas e projetos, que geram os insumos essenciais para as tomadas de decisão estratégicas na área.
O que é comunicação assertiva?
O termo assertividade começou a ser empregado por Joseph Wolpe, derivado do verbo to assert: afirmar, sustentar, impor-se, fazer-se respeitar. Significa, portanto, uma atitude firme para defender os próprios direitos e fazer-se respeitar. Ampliando limites, também inclui a expressividade emocional e a habilidade de argumentação.
A comunicação assertiva é , então, uma forma de comunicação “ganha- ganha”, ou seja, uma relação madura e honesta entre o líder e seus liderados, por meio da qual nenhum deles se sente inferior ou retraído ao dizer suas reais necessidades, dificuldades, incertezas etc. Essa comunicação está ligada à maneira como se expõem os sentimentos e as opiniões, sem ser autoritária ou prejudicar relacionamentos.
Responda às seguintes questões:
- Você já teve dificuldade em dizer não para alguém?
- Você já fez algum trabalho que deveria ser realizado por outra pessoa?
- Você já sentiu raiva de um companheiro de trabalho em alguma situação?
- Quantas vezes você interrompeu a fala do outro?
- Quantas vezes você não teve a coragem de expressar suas ideias do jeito que gostaria?
Estas perguntas representam exemplos de situações do cotidiano, que mostram de quantas maneiras diferentes deixamos de ser assertivos, posicionando-nos como comunicadores passivos ou agressivos, como mostra a tabela abaixo baseada em artigo da HBR (Harvard Business Review):
Na maioria das empresas ocorrem situações nas quais lidamos com o inverso do líder assertivo dentro da TI. Esses profissionais possuem grande capacidade técnica, porém muita dificuldade na gestão de pessoas, priorização de demandas e constantes falhas na comunicação. As limitações desse líder interferem diretamente no clima do trabalho, podendo gerar insatisfação e desmotivação a todos a sua volta. De acordo com uma pesquisa anual realizada pela PMI Survey, a comunicação representa 68% dos problemas mais comuns no desenvolvimento de projetos.
O fato é que comunicar-se de forma assertiva é mais complexo do que se imagina, até mesmo para profissionais que ocupam altos cargos de liderança. Uma boa comunicação é bem mais do que emissões de status reports, reuniões de alinhamento e sessões de feedback; é saber ouvir constantemente, trocar ideias, transmitir mensagens claras e adequar a linguagem aos diferentes receptores.
A comunicação ineficaz cria mal-entendidos, retrabalho e prejuízos para a área, que podem ser refletidos nos relacionamentos, nos custos e prazos de entrega. A comunicação assertiva, por outro lado, é responsável por desenvolver elos sustentáveis, levar os indivíduos à ação e, assim, atingir resultados positivos. Investir em comunicação é investir no sucesso do projeto!
O PMI recomenda como boa prática que o líder adote algumas atitudes para garantir que as comunicações com a sua equipe sejam bem-sucedidas e os objetivos do projeto sejam alcançados:
- Ser um comunicador efetivo;
- Ser um facilitador de comunicações;
- Evitar bloqueadores de comunicação;
- Manter a equipe de projeto o mais próximo possível;
- Ter uma sala de comando para o projeto;
- Conduzir reuniões eficazes.
Portanto, a Bridge Consulting reforça que o perfil assertivo está sendo cada vez mais valorizado e solicitado no mercado de trabalho. Saber se comunicar bem, tanto na fala quanto na escrita, transmite confiança para os stakeholders e estabelece alianças construtivas entre as equipes, permitindo o bom desenvolvimento e sucesso dos projetos.