Empresas de seguros, pela natureza técnica de seus negócios, possuem a necessidade histórica de terem tecnologias avançadas embarcadas em seu “core business”. Sua cadeia principal, desde o preciso cálculo de riscos do seu portfólio até a avaliação de sinistros e pagamentos de prêmios, envolve algoritmos complexos aplicados a grande quantitativos de casos simultâneos.
Se essa máquina não estiver bem calibrada e atualizada, todo o negócio é ameaçado. É um dos setores mais sensíveis aos avanços tecnológicos sendo, muitas vezes, pioneiro no emprego de novas tecnologias.
No Brasil, o setor vive um momento de crescimento com uma arrecadação de R$388,03 bilhões em 2023, 9% superior a 2022 segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Apesar do crescimento, o mercado brasileiro de seguros é altamente competitivo, com 131 operadoras atuando no país.
Nesse cenário, CIOs de seguradoras devem continuar atentos aos melhores casos de uso em seus negócios que podem se beneficiar das recentes inovações tecnológicas como GenAI e Automações Inteligentes para encurtar o ciclo de captura de valor e destaque da concorrência.
De acordo com o Gartner, esse mercado investe em soluções inovadoras que estão moldando o futuro do setor de seguros. Pontuamos algumas delas abaixo:
Seguradoras focam em soluções de detecção de fraudes e uso de IA para estudar padrões de reclamações, com foco em identificar comportamentos suspeitos e potenciais fraudes em reclamações de segurados, melhorando a eficiência e a precisão dos processos.
Experiência do cliente como fator-chave
dicionais a priorizar investimentos significativos em projetos de melhoria da experiência e jornada de seus clientes e força de vendas.
Como temos ajudado nossos clientes
Automação da análise de sinistro
A análise de sinistros é um dos principais passos na cadeia de valor das seguradoras. Alinhado ao objetivo de busca pela eficiência operacional, apoiamos uma grande seguradora multinacional na automação, utilizando tecnologia RPA, de seu processo de análise de sinistros envolvendo perda total. Nossa atuação resultou em:
- Redução em 70% do tempo de execução do processo;
- Redução de erros causados por manualidades;
- Em menos de 5 meses, retorno de quase 500 horas ao negócio, que puderam ser redirecionadas para atividades mais estratégicas.
Melhoria da jornada da força
de vendas da seguradora
É comum que seguradoras tenham sua força de venda compostas por milhares de corretores, que são parte relevante na captura de receita. Tamanha relevância desse time fez com que um dos nossos clientes nos buscasse para que conduzíssemos um projeto de melhoria na experiência destes atores. Assim, executamos um projeto completo de melhoria da experiência da força de vendas de uma seguradora global, atingindo resultados como:
- Centralização da comunicação com esse público, eliminando duplicidades;
- Aumento na velocidade que informações relevantes chegam à força de vendas, impactando positivamente a oferta mais assertiva de seus produtos frente à concorrência.