Como os atuais acontecimentos tendem a gerar impactos na dinâmica de uso e adoção de tecnologias mundo afora?
Pressão inflacionária e incertezas logísticas estão impactando o custo produtivo e a disponibilidade de insumos essenciais para as indústrias que alimentam o mercado de tecnologia. Como resultado de um cenário econômico e político instável, temos a provável manutenção de altas taxas de juros que trarão dificuldade de acesso a crédito e alto custo do capital necessário para empresas materializarem seus roadmaps de transformação nos próximos anos.
Nesse contexto, qual será o papel estratégico a ser cumprido pelas Lideranças Executivas de Tecnologia?
Os quatro pilares de foco retratados na imagem anterior trazem à tona as principais vertentes que demandarão cada vez mais a agenda de Líderes Executivos de TI em 2023.
A esse contexto, soma-se uma série de novas tecnologias com potencial de ruptura que precisam ser analisadas estrategicamente. Uma lógica de priorização, portanto, passa a ser essencial para segmentar essas tendências em quadrantes como: “o que acelerar”, “o que iniciar” e “o que monitorar”.
A jornada de 2023, sem dúvidas, será repleta de incertezas. Todavia, ainda há bastante espaço para inovar. O que se espera é que os investimentos sejam mais certeiros e que investidores sejam mais rigorosos na análise de oportunidades. Nessa perspectiva, cabe à Liderança Executiva de Tecnologia dominar a agenda das tendências que têm alto potencial de transformação dos negócios e o impacto positivo na sociedade.
Temos acompanhado há mais de uma década o avanço das tecnologias que alteram o padrão de competição das empresas.
Autor
Carlos Eduardo Carvalho
É sócio-diretor e líder de governança de TI e ITSM da Bridge & Co. É mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, auditor ISO 20.000, certificado ITIL Expert e CGEIT, entre outras. É professor de pós-graduação em Estratégia e Governança de TI em instituições como UFRJ, UFJF e FGV. Possui experiência em projetos de grande porte de transformação digital, desenho organizacional de áreas de TI e elaboração de processos orçamentários para Tecnologia da Informação.