A pandemia trouxe consigo um cenário de incerteza para toda a sociedade. As organizações se depararam com desafios e situações nunca vivenciados e tiveram que se adaptar rapidamente aos novos protocolos mundiais de saúde pública. Mais do que nunca, funcionários se preocuparam em manter suas posições de trabalho e líderes e empresários tiveram que encarar apreensões relacionadas à sobrevivência de seus negócios, manutenção dos empregos e à saúde e bem-estar dos seus colaboradores num momento tão delicado.
Segundo artigo da Pulses (Gestão de pessoas em tempos de coronavírus), adotar um mindset People First é de suma importância para fortalecer a relação de confiança em momentos de crise. Assim como em qualquer iniciativa, o patrocínio das lideranças é fundamental para que se possa obter confiança, credibilidade e engajamento.
No contexto atual, portanto, manter o bem-estar dos funcionários, bem como o engajamento e a motivação para atingir os resultados, têm sido desafios comuns a todas as organizações. Para tanto, é preciso criar e preservar um ambiente de segurança psicológica, de modo a gerar um clima positivo e colaborativo, em que todos se sintam confortáveis para se expressar. As organizações que permitem que seus funcionários arrisquem e expressem suas opiniões estão mais propensas à inovação e geração de novas soluções e oportunidades de negócio. Estudos apontam que o fortalecimento da segurança psicológica dos colaboradores pode gerar benefícios, como:
Bridge & Co. (2021)
De acordo com um estudo global da McKinsey realizado durante a pandemia do novo coronavírus (Psychological safety and the critical role of leadership development, 2021), poucos líderes apresentam características e comportamentos capazes de criar esse ambiente de segurança psicológica, embora o estabelecimento do mesmo dependa diretamente da atuação desses líderes e demande empatia e comunicação.
Os profissionais capazes de cumprir com esse papel conseguem apoiar e estimular outros líderes a fazerem o mesmo até que o clima positivo seja estendido para toda a empresa, contribuindo assim para o estabelecimento do ambiente mencionado. Os líderes devem compreender que se trata de um momento novo, complexo e de proporções excepcionais e reconhecer que, para muitas perguntas, podem ainda não haver respostas prontas.
Diante deste contexto desafiador, compartilhamos a seguir como temos pautado a atuação dos nossos líderes e algumas iniciativas adotadas para superar os desafios impostos desde a chegada da pandemia.
Na Bridge & Co.:
Nossa liderança, em conjunto com a área de People, adotou uma série de medidas visando preservar o bem-estar dos funcionários e a criação de um ambiente realista, porém positivo. As iniciativas estão pautadas em três pilares:
Bridge & Co. (2021)
Com base no princípio da transparência e com o objetivo de estabelecer um canal direto com os colaboradores, os sócios divulgam vídeos periódicos para atualizar toda a empresa sobre a situação geral da organização frente ao atual momento e quais medidas serão tomadas durante determinado período. A seguir, destacamos algumas das iniciativas implantadas:
- A determinação imediata do trabalho em modelo home office para todos os colaboradores.
- Envio de equipamentos (cadeiras, desktops, mouses, entre outros) para os colaboradores que não tinham infraestrutura em suas casas para continuidade do trabalho no modelo aplicado.
- Utilização da ferramenta de medição do clima organizacional com pesquisa semanal dedicada ao “novo normal”.
- Palestras e debates com psicólogos a respeito das dificuldades enfrentadas durante a pandemia.
- Liberação de um novo benefício: acesso gratuito a uma plataforma com foco em saúde emocional que conecta os colaboradores com profissionais de saúde (terapeutas e psicólogos).
- Apresentação da saúde financeira da empresa nas reuniões mensais.
- Manutenção de todos os postos de trabalho mesmo diante da retração imediata da demanda com o início da pandemia.
- Manutenção de todas as ações de incentivo à qualidade de vida dos colaboradores.
Por fim, entendemos que ações genuinamente pensadas para pessoas são catalisadoras da manutenção da cultura organizacional, sendo diferenciais para conceder a segurança psicológica tão necessária neste momento que temos enfrentado.
Caso queira saber mais sobre as vagas abertas na Bridge & Co., acesse a plataforma na Gupy e venha fazer parte do nosso time!
Vitor Suzarte é líder de projetos da Bridge & Co. Possui formação em Engenharia de Produção pelo CEFET e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC. É certificado em Agile Scrum Foundation e COBIT 2019. Atualmente, gerencia equipes com foco em gestão de projetos e governança de TI, planejamento estratégico de TI, melhoria em processos e business intelligence em clientes do setor privado.
Letícia Vieira é consultora da Bridge & Co. Possui formação em Engenharia de Produção pela PUC-RIO e MBA em Finanças pelo IBMEC. Com experiência em frentes de governança de TI, gestão de projetos, melhoria de processos e gestão de serviços de TI, atua na gestão de projetos de migração de sistemas.