Melhores práticas para
elaborar o Orçamento de TI

Este curso aborda um conjunto de melhores práticas para elaboração do orçamento de TI. Baseado em teoria e prática, traz uma síntese de práticas de sucesso oriundas de empresas nacionais e internacionais, além de sugestões de centros de pesquisa em TI. O curso é aplicável a empresas de médio e grande porte. Ao terminá-lo, o aluno passa a ter conhecimento das práticas sugeridas para conduzir ou revisar a elaboração do orçamento de TI da sua organização, além de conhecer benchmarks de mercado para futuras análises comparativas.

FORMATO

• In company
• Ao vivo (on-line)

DURAÇÃO

• 8 horas

DISPONIBILIDADE

• Curso + certificado Bridge Academy®

Objetivo do curso

Capacitar os participantes no entendimento sobre as melhores práticas para elaboração do orçamento de TI de uma organização. Ao seu término, é esperado que o aluno entenda conceitos de classificação de despesas em TI, o conceito de “shadow IT” e suas fontes de gasto, as definições das fronteiras de responsabilidade da TI quanto ao orçamento, o que fica e o que não fica no orçamento de TI, distribuições percentuais consideradas boas práticas de mercado e também possa tirar suas dúvidas específicas do seu processo orçamentário de TI em sua empresa.

Conteúdo Programático

  1. Introdução ao escopo de atuação de TI nas organizações
  2. Conceituando o Orçamento de TI
  3. Os diferentes tipos de despesa em TI:
    a. Despesas Operacionais (OPEX) e seus tipos
    b. Despesas de Capital (CAPEX) e seus tipos
    c. Despesas com Recursos Humanos
    d. Outras despesas
  4. Escopo de responsabilidade: o que fica e o que não fica em TI
  5. “Shadow IT” – Como calcular?
  6. Indicadores de referência de mercado
  7. Papéis & Responsabilidades
  8. Painel de dúvidas e casos
  9. Encerramento

Nível de dificuldade

Intermediário

Pré-requisitos:

Profissionais que atuem com Governança de TI, Gestão de TI ou que de alguma forma atuem no processo de elaboração/ revisão do Orçamento de TI. Conhecimentos mínimos das terminologias utilizadas para gestão orçamentária são requeridos.

Público-alvo:

Profissionais de Tecnologia da Informação que tenham alguma relação com o processo de elaboração/ revisão do orçamento em suas organizações ou profissionais das áreas financeiras, contábeis e orçamentárias que tenham relação direta com TI.

Sobre a prova:

  • Prova: Não há. Certificado oficial do Bridge Academy® emitido para quem tiver presença superior a 75% da carga horária.

Subscribe to our newsletter

Insights, e-books, courses, webinars, podcasts…