Case

Redução de custos em 50% com a troca da plataforma ServiceNow pela Freshservice no Grupo Piracanjuba


Implantação da Freshservice para Gestão de Serviços de TI (ITSM) e Serviços Corporativos (ESM)

Redução de custo de licenciamento, maior autonomia e flexibilidade na escalabilidade do ambiente e otimização de processos com o uso da nossa ferramenta.

O Desafio


A Piracanjuba embarcou em um projeto estratégico para transformar sua eficiência operacional, com o objetivo principal de reduzir custos sem comprometer a qualidade da sua operação. O desafio envolvia a substituição da ferramenta de gestão de serviços da ServiceNow para a Freshservice. Essa mudança estruturada precisava ser realizada dentro de um prazo rigoroso de quatro meses, tornando a pontualidade e a precisão técnicas componentes críticos para o sucesso do projeto.

O envolvimento ativo da diretoria reforçou a importância do projeto, considerado um passo significativo para o futuro da empresa.

Uma abordagem que simplificasse os processos de negócio, democratizasse o uso da tecnologia por meio de uma solução low-code e gerasse os ganhos financeiros esperados dentro do prazo estabelecido eram os principais desafios a serem superados.

Grupo-Piracanjuba

Empresa: Grupo Piracanjuba

Setor: Alimentos e Bebidas

Porte: Grande

Sede: Bela Vista de Goiás – GO

Nossa abordagem


Passo 1 – Planejamento das entregas e migração faseada


Em conjunto com o cliente, elaboramos um planejamento detalhado das entregas ao longo do cronograma. A migração foi dividida em três fases, permitindo entregas intermediárias e a migração faseada para a nova solução. Para facilitar o acompanhamento de todos, o planejamento foi estruturado em um quadro visual de Kanban, utilizado nas cerimônias de acompanhamento.


Passo 2 – Mapeamento de processos e requisitos


Analistas de processos e requisitos da Bridge trabalharam em conjunto com os responsáveis por cada serviço a ser migrado para a nova solução. Esta fase contemplou o mapeamento de formulários, workflows de automações, regras de negócios, SLAs e integrações. Ao final da etapa, foram entregues a documentação e o caderno de requisitos.


Passo 3 – Desenvolvimento dos serviço


Com base na documentação elaborada pelo time de processos, o time de desenvolvimento implementou os serviços com suas regras de negócios e as integrações necessárias. A equipe contou com profissionais especializados em soluções low-code, bem como desenvolvedores com experiência em customizações de front-end e back-end.


Passo 4 – Operação assistida


Oferecemos suporte durante a operação da nova solução, acompanhando, dando suporte e realizando ajustes nos produtos desenvolvidos, quando necessário.

Tecnologias Envolvidas


A solução utilizada nesse case foi a Freshservice, oferecida pela Freshworks. Avaliada pelo Gartner e pelos seus clientes como uma das principais soluções para ITSM e ESM em nuvem, oferece um modelo SaaS com ótima usabilidade, integração e capacidade de atender a todas as áreas corporativas das empresas, além da área de Tecnologia da Informação.


Resultados obtidos


50

de redução de custos em licenciamento

16

áreas de negócio atendidas pela plataforma

240

serviços implantados no catálogo

390

agentes treinados e operando

Resultados obtidos


50

de redução de custos em licenciamento

16

áreas de negócio atendidas pela plataforma

240

serviços implantados no catálogo

390

agentes treinados e operando

A parceria entre os times da Bridge e do Grupo Piracanjuba foi fundamental para o sucesso do projeto, demonstrando o compromisso de ambas as empresas em entregar uma solução que não causasse impactos negativos na rotina dos usuários. O êxito do projeto proporcionou que a empresa conquistasse maior autonomia, escalabilidade e economia financeira, além de ter otimizado o gerenciamento de serviços corporativos e da TI proporcionando melhor experiência aos usuários.

Confira o depoimento da Vanessa Franco, Coordenadora de Governança de TI e responsável pelos pilares de ITSM e ESM no Grupo Piracanjuba:

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